Quem aqui mora, reparou por certo, no rápido e muito elevado aumento do custo de vida!
Ele terá começado há uns tempos, primeiro com as aves de lá longe, a provocar umas “oscilaçõezitas” no preço. Depois um ou outro embargo da carne de vaca, por parte dos europeus. Mais tarde o clima pregou a partida aos produtores de trigo e de repente as pessoas começaram a tomar mais leite! Por conta da falta de chuva, por aqui o feijão disparou no preço! Os chineses começaram a comer mais arroz! E a gasolina meu Deus, começou a subir não sei porquê! Acho aliás que ninguém consegue explicar a razão.
Por outro lado, por cá, segundo entendi, continua a ser prática usual, que os aumentos de preço por via da desvalorização da moeda local, são quase imediatos. Já o inverso, não é bem assim, esses reflexos são tardiamente e nem sempre repassados ao consumidor!
De repente tudo aumentou!
Os produtos alimentares básicos, todos os índices de atualização de preços,( aqui existe uma sofisticada e adormecida bateria deles, resultado de uma profunda e longa experiência de convívio com a inflação) sofreram um brutal aumento!
Dir-me-ão que é um fenômeno global! Certo, é algo que está a ocorrer em todo o mundo e que já está a provocar algumas reações em vários lugares!
Só que as conseqüências não são iguais para todos!
O outro dia, parando num semáforo, fui confrontado com um dos muitos pedintes da cidade. Este, paraplégico. (o que para mim o torna num daqueles a quem eu dou) Confesso que chorei! Chorei ao imaginar as dificuldades no concreto, que esta gente que já tinha uma vida miserável, tem agora! Chorei ao confirmar uma vez mais, a completa vulnerabilidade destas pessoas! Pessoas que continuam dóceis, conformadas quase todas com o seu destino!
Mais tarde, lembrei-me que vivemos mesmo, num mundo cada vez mais global! Lembrei-me que em Janeiro, a minha filha Marta, quando ainda estava em Portugal, foi contatada pela sua gerente de conta bancária, propondo-lhe uma aplicação financeira, que segundo ela seria extremamente rentável!
Uma aplicação num fundo que especulava sobre o aumento futuro dos cereais! Fui consultado e concordei que poderia ser um bom investimento!
A suspeição está ficando crônica, doentia mesmo!
Eu sou daqueles que acreditam que este aumento generalizado dos bens essenciais, é um reflexo da insatisfação dos operadores do mercado imobiliário americano!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário