sábado, 12 de julho de 2008



TÃO FRÁGIL

TÃO PEQUENO

TÃO PERFEITO

TÃO BELO


sexta-feira, 11 de julho de 2008

notícias...

a minha rotina matinal será concerteza a mesma da grande maioria!
ao tomar o café da manhã ligo o televisor e preferencialmente escuto as notícias! como quase sempre uma peça de fruta, seguida de uma chícara de café preto, como um pão francês com becel e presunto de peru!
as notícias são dadas ao seu ritmo normal. as prioridades do momento primeiro, depois as outras, seguindo-se o desenvolvimento das consideradas mais relevantes. no momento, fala-se muito do aumento generalisado do custo de vida, com o possível retorno do fantasma da inflação, do assassinato pela polícia de uma criança no rio e da prisão de mais uma quadrilha de gabarito, que integra banqueiros no ativo, políticos e outros. neste último caso os altos representantes da justiça, uma vez mais têm um comportamento no mínimo polémico! tudo isto, infelizmente constitui ruído de fundo da refeição, já não despertando em mim, como provavelmente em outros, toda a indignação, revolta e determinação, que deveria noutras circunstancias!
perante esta realidade, hoje pela manhã fiquei muito surpreendido com o efeito que me causou uma pequena e comum notícia! o renato machado no bom dia brasil, descrevia as dicas de uma mãe de cinco filhos, algures neste brasil, para enfrentar o enorme aumento dos bens alimentares essenciais! como muitos outros, ela tinha como rendimento familiar um salário mínimo (415 reais)!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

progresso na (in)segurança!

SOU MUTO FAVORÁVEL À DIFERENCIAÇÃO E AGRAVAMENTO DO QUADRO PENAL APLICÁVEL A ALGUMAS PROFISSÕES E A ALGUMAS CATEGORIAS DE SERVIDORES PÚBLICOS! OS QUADROS JUDICIAIS, OS POLICIAIS, OS JURISTAS, OS POLÍTICOS E OS DETENTORES DE ALGUNS CARGOS PÚBLICOS, TÊM OBJETIVAMENTE UMA RESPONSABILIDADE MAIOR NO UNIVERSO DA JUSTIÇA E NO COMBATE À CRIMINALIDADE!
FIZ ALGUMAS TENTATIVAS TÍMIDAS DE SUSCITAR O DEBATE, QUER POR VIA DE UM PARTIDO POLÍTICO QUER ATRAVÉS DE ATIVISTAS DE DIREITOS HUMANOS! LÁ E CÁ!
A ATITUDE FOI A MESMA! POR SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA, POR APESAR DE ATIVISTAS SEREM ALTOS QUADROS COM CLAROS INTERESSES CORPORATIVOS, POR OS QUADROS PROFISSIONAIS DOS PARTIDOS POLÍTICOS (QUE DETÊM O VERDADEIRO PODER), ESTAREM SOBRETUDO INTERESSADOS EM DEFENDER AS PRÓPRIAS CARREIRAS E AS SUAS AGENDAS. NINGUÉM, NINGUÉM FOI RECETIVO A ESTE PROPÓSITO TÃO SIMPLES E DE CONSEQUÊNCIAS TÃO EVIDENTES!
ESTAMOS A FICAR CURTOS DE "AGENTES DE MUDANÇA"!
EU ACHO QUE NÃO RESTAM MUITAS ALTERNATIVAS À ESPERANÇA!

terça-feira, 8 de julho de 2008

D. Rosinha, guiness concerteza!

meus olhos e ouvidos não queriam acreditar....
numa inserção da Globo, anunciando o conteúdo do próximo Profissão Repórter!
o tema, a prostituição nas estradas e ruas por esse Brasil fora....
destaque, entrevista com uma senhora de 73 (setenta e três) anos, D. Rosinha que dos dezassete até agora, continua ativa no exercício da profissão!!!

sábado, 5 de julho de 2008

vingança!

Lembram do meu conhecido, o Joaquim, que tinha um amigo muito, muito chato?
Pois bem, aproximando-se a data do seu regresso, resolvi convidá-lo a ele e à namorada, para um almoço cá em casa! Educadamente estendi o convite ao tal amigo, misericordiosamente ele não o trouxe!
Por esta altura já conheço alguns dos seus hábitos e gostos e como adoro cozinhar, preparei uma ementa suficientemente interessante para retribuir os vários convites que ele sempre me faz!
Naquele dia servi:
-Pães caseiros (branco, integral e árabe de aveia e trigo), com guacamole e patê de bacalhau com grão!
-Sopa leve de Sirigado!
-Filé mignon de porco, marinado em tinto no forno, com puré de bat. e pinhões!
-Bolo light (receita própria), de aveia, banana, noz e passas de uva com sorvete de tapioca!
Ele só bebe água, portanto bebidas não alcoólicas!
Saíram de cá mais tarde do que o esperado, repetiram algumas vezes os pratos, sinais evidentes de quem estava satisfeito com a refeição!
De novo a vontade de retribuição, novo convite foi feito e aceite, vieram me buscar mais ou menos à hora combinada. Escolheram um restaurante de seu agrado, que não é barato. Instalados, agradeceram o tal almoço em minha casa, que acharam ótimo, falámos sobre o amigo chato, ele confirmou que já estava a atingir o limite de paciência para com ele e que propositadamente não o tinha convidado a vir jantar connosco. Escolhemos e pedimos! Ao terminar os aperitivos, o Joaquim recebebe uma ligação!
Era ele, insistentemente tinha querido vir se nos juntar. O Joaquim fora incapaz de recusar! Resmungou o desagrado e preparámo-nos para o receber. Chegou acompanhado de uma namorada de ocasião, instalou-se ao meu lado e começou no mesmo ritmo! Vocês sabem, aquelas pessoas que fazem perguntas e logo dão as respostas.... E etc. e tal. Bem um autêntico chato de galochas!
Os pratos que tínhamos pedido foram chegando e nós fomos comendo. O Joaquim foi falando cada vez menos. Naquela altura, lembram que ele tem pouca paciência, tínhamos acabado de comer e os recém chegados ainda escolhiam a ementa. Para além de já estar saciado, o Joaquim começou a ficar com sono e a dar claros sinais de impaciência...
Voltou-se para mim e perguntou sonoramente: "Ó Luís, você vai vir comigo ou ficar aqui?"
Fiquei atrapalhado, mas não pude deixar de responder que naturalmente regressava com ele!
"Pois então vamos, a conta (que não era pequena) fica por conta do chato do engenheiro!"
E assim foi, levantámo-nos e deixámos o engenheiro boquiaberto, com a sua companhia e a grande conta!
Quando me deixou na porta do meu apartamento, a namorada do Joaquim que dirigia o carro, ainda continuava a rir desbragadamente.....

sexta-feira, 4 de julho de 2008

VOCÊS JÁ SENTIRAM?

RAIVA, FRUSTAÇÃO E TRISTEZA,
POR DE REPENTE,
TOMAREM CONSCIENCIA
DE QUE SERÁ IMPOSSÍVEL
ALGUMA VEZ, NEM LÁ NA FRENTE,
VIRAR O PERSONAGEM SIMPÁTICO
DO LIVRO, DO FILME OU DA NOVELA
QUE TANTO ADMIRAM!
EU SINTO,
COM LÁGRIMAS E TUDO,
EU AINDA SINTO....

quinta-feira, 3 de julho de 2008

CONSISTÊNCIA!

"OS PORTUGUESES SÃO OS MAIS PESSIMISTAS DA UNIÃO EUROPEIA!

Os portugueses são os cidadãos da UE mais pessimistas quanto ao seu futuro próximo. Com apenas 15% a acreditarem que a sua vida vai melhorar nos próximos doze meses, revela um inquérito divulgado hoje pela Comissão Europeia!"

(1ª página jornal Público de 24/6/08)

quarta-feira, 2 de julho de 2008

HOJE PELA MANHÃ,
SENTI NA MINHA MÃO,
O CORAÇÃO
DE UM PEQUENO BEIJA FLOR!

MUITO ACELERADO
ESTAVA O COITADO.

EU DESAJEITADO
NÃO FUI CAPAZ,
QUE EM MENOS DE UM INSTANTE
ELE VOÁSSE ADIANTE.

SEM QUE PARA TRÁS,
FICASSEM PENAS
E A SUA DOR!

terça-feira, 1 de julho de 2008

RIO 05/08 ( FINAL)

GOL 1825 RIO/FOR

O sofrimento pela separação é sempre quase intolerável!
Com as despedidas feitas (ficam sempre para a última da hora) e com a habitual folga para imprevistos, apanhei facilmente um taxi para o aeroporto! Apesar da hora, que era de ponta, o hábil paraibano sem dificuldades de maior, encontrou o caminho que me permitiu chegar dentro do horário solicitado para o vôo!
Pouca gente na fila, vôo no horário previsto, checkin bem rápido!
Sem livro ou revista para gastar tempo, sonolentamente observava!
A cinco minutos da hora prevista para embarque surge o desalento. Numa voz fria e metálica, alguém avisa que por razões técnicas o vôo será atrasado. Novas notícias serão fornecidas!
Uma hora e dez minutos depois, já dentro do avião, como combinado, aviso o Marcelo (que me ia pegar no aeroporto) do momento de partida. Erro meu, quinze minutos depois o comandante informa diplomaticamente, que não se encontram a bordo cinco passageiras que haviam feito o checkin. Dado que as suas malas estavam no avião, pelas rigorosas normas em vigor, não seria permitido levantar vôo com aquelas bagagens. Mais uma horita de atraso!
Difícil conter a irritação, naquela altura já restava pouca boa vontade e o sorriso de agradecimento pela barrinha de cereais foi muito difícil! O passageiro do meu lado, cearense dos quatro costados, descrevia a uma carioca balzaquiana, as belezas da sua querida terra!
Pouso normal, toda a impaciência reprimida se revela nesse momento! Todos querem se levantar ao mesmo tempo. Fila formada e mais lentidão. Estaria eu errado ou a fila estava bem mais lenta do que o costume? Alguns comentários ácidos para a aeromoça, que estava por perto, com ar de quem não tinha nada a ver com o assunto e que “ninguém mais estava incomodado”. Contida a resposta adequada, cinco minutos depois verifiquei que o atraso desta vez era devido ao fato de nos encontrarmos no meio da pista. Ao invés da manga que sempre nos recebe, desta vez tínhamos de aguardar pelo pequeno e único ônibus para nos levar até ao terminal!
Tinha me esquecido de avisar o Marcelo dos últimos atrasos! Lá fora ele e dois outros amigos que se encontravam de visita, sonolentos me aguardavam! Quiseram me fazer uma surpresa e acabaram se dando mal!