quinta-feira, 5 de março de 2009

Dificuldade...

Em conversa com um mais ou menos amigo, sabetudo, velho galinha, empresário que sempre gostou de um certo risco nos seus investimentos, quando inquirido sobre o meu interesse num determinado negócio, senti necessidade, de em contra corrente com o geral otimismo sobre o brilhante futuro económico para o Brasil, explicar o meu ponto de vista!
Não foi fácil sintetizar o seguinte:

- Não acredito num projeto de crescimento sustentado para o Brasil, que não contemple de uma forma marcante, reformas estruturais muito profundas! De uma profundidade tão grande que dificilmente serão conseguidas no interior do atual regime político!

 Na minha perspetiva, as pinceladas sociais deste regime tropiconeoliberal, não são suficientes para assegurar a diminuição das assimetrias sociais a um ritmo, que não continue a constituir um sério risco de grave convulsão social! É a partir daqui, que eu questiono a eficácia de todos os índices de melhoria socioeconómica apresentados à sua conveniência, por governo e oposições!
E não adianta falar em potencial de crescimento de mercado interno, com os inerentes benefícios sociais, quando as desigualdades continuam mascaradas, quando a ética é desaprendida, a corrupção descaradamente tolerada e a miséria e a violência omnipresentes!
 Fica difícil acreditar que será através desta "democracia", que se consiga...
 

domingo, 1 de março de 2009

na sua sombra,
eu vejo,
as sombras do meu desejo!

nos limites
da conveniência
e do suportàvel,
me vejo
e revejo todos os que,    
no medo de amar
e da solidão,
por compulsão,
seguem o seu caminho
sem escolhas,
até ao fim!