MALANDRO, SACANA E COM CARA DE BOA PINTA. ESSE É O “AMIGO DA ONÇA”, PERSONAGEM IMORTAL DO CARTUNISTA PERNAMBUCANO PÉRICLES DE ANDRADE MARANHÃO, QUE SE SUICIDOU NO ÚLTIMO DIA DO ANO DE 1961!
ATÉ A SUA MORTE PUBLICOU OS SEUS TRABALHOS NA ENTÃO FAMOSA REVISTA “O CRUZEIRO”, ENTRETANTO JÁ DESAPARECIDA! O PERSONAGEM TORNOU-SE O ESTERÓTIPO ATUAL DO BRASILEIRO! (OU SEJA O MALANDRO QUE QUER TIRAR VANTAGEM, EM TUDO O QUE FAZ)
É DESTES A AUTORIA DA PRIMEIRA INSERÇÃO, QUE É REVELADORA DOS VALORES QUE ME VÊM ORIENTANDO NO PERCURSO, QUE ATÉ AQUI ME TROUXE!
ainda na infância, li numa velha revista “o cruzeiro”, este quadrinho que jamais saiu da minha memória !
era um quadro composto de três partes. na primeira aparecia o “amigo da onça”, (a partir de agora designado por AO), em jovem, encostado a uma parede. por ele passavam dois amigos que o convidavam para se lhes juntar e ir se divertir! AO agradecia mas dizia que não podia ir, POIS TINHA TEMPO, TINHA VONTADE, MAS NÃO TINHA DINHEIRO! na segunda parte, os mesmos personagens, agora na meia idade, colocavam o mesmo convite a AO, que voltava a declinar! TENHO VONTADE, TENHO DINHEIRO, MAS NÃO TENHO TEMPO! finalmente na terceira parte, agora na velhice, a mesma questão era colocada e a reposta de AO foi a recusa definitiva, pois desta vez, ELE TINHA DINHEIRO, TINHA TEMPO, MAS JÁ NÃO TINHA VONTADE!
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Subscrever:
Mensagens (Atom)